KDE 4 batendo na porta




É cada vez maior a sede dos fãs pelo KDE 4.0.

Dia 11, saiu o KDE4 RC2, ou seja, a versão final chegará em breve. A previsão é dia 11 de janeiro, que está quase chegando :-)

Só para lembrar, o principal recurso do KDE 4 é o suporte nativo, por parte do kwin, ao AIGLX, ou seja, efeitos em janelas, à Compiz/Beryl.

Veja um vídeo no qual este recurso é mostrado.





O autor do vídeo explica que os efeitos estão meio "travados" por causa do programa de captura de vídeo. Além disso, nem todos os efeitos são mostrados. É só pra ter uma idéia.

Além dos efeitos na janelas, temos muitas outras mudanças. Uma importante está no gerenciador de arquivos, konqueror, que foi substituído pelo Dolphin, muito mais simples e básico, parecido com o nautilus. O Konqueror foi "rebaixado" a navegador, apesar de ainda poder ser usado como gerenciador de arquivos, para quem quiser. O menu K foi reformulado, ficando bastante parecido com o do Windows Vista. Os ícones agora são vetoriais, não mais imagens PNG, podendo ser redimensionados de acordo com o movimento do mouse, como ocorre no MacOS X.

Há também os "plasmas", pequenos aplicativos, muitos meramente decorativos, lembrando as barras do Karamba (e os gadgets do Vista).

Mesmo com as mudanças, há rumores de que o KDE consome menos memória que seu antecessor. Um alívio (que ainda deve ser comprovado), já que muitos temiam que o KDE ficasse (mais) pesado (do que é).

Página do KDE:
http://www.kde.org/announcements/announce-4.0-rc2.php


Referência:
http://www.guiadohardware.net/noticias/2007-12/475FD5F0.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário