Descrevendo a "Curriculum" de sua "vitae"

O curriculum vitae, ou simplesmente currículo, para quem não sabe, vem do latim e significa "tragetória de vida".
Como a maioria de nós já estamos cientes, um currículo é muito importante quando agente está de olho naquela tão cobiçada vaga de emprego. E assim que nos deparamos com "A" oportunidade, corremos para o PC para fazermos nosso currículo. Mas será que você sabe como fazê-lo corretamente? Pois um currículo bem feito pode ser a maçaneta das portas do seu sucesso, mas se ele não estiver legal... bem, sinto muito.


Então, vamos logo aos 4 pontos principais para que seu currículo se transforme numa verdadeira maçaneta:

  1. Personalização do currículo: Uma vaga nunca será igual a outra, então é lógico pensarmos que um currículo que você manda para a empresa A para disputar uma vaga X, não será o mesmo que você irá enviar para a empresa B para disputar uma vaga Y. Então, analise cada uma das vagas a qual você está concorrendo e adapte seu currículo a cada uma delas. E o mais importante, NUNCA MINTA!!! Pois a mentira é facilmente descoberta numa entrevista e isso irá manchar sua imagem.
  2. Objetividade e clareza: Mesmo que você tenha bagagem e competência para encher um livro com as suas qualidades profissionais, pense muito bem antes de usar mais de duas folhas no seu currículo, utilize no máximo três. E nada de colocar seu histórico escolar, palestras que você participou, seminários, e afins. Fale apenas o que você realmente é bom que possa ser útil para a empresa. E por último, não fique explicando muito as coisas, utilize frases curtas e diretas, use no máximo três linhas para a mesma.
  3. Questões de ordem: Nunca encaderne, plastifique, ou coloque uma folha capeando. Use fontes legíveis, e tente manter um padrão nelas. Também nunca junte cartas de referencia e/ou certificados de conclusão ao seu currículo, por melhores que sejam! E sempre procure usar um papel branco, ou então de cores bem claras. e sempre que for envia um currículo, procure enviá-lo acompanhado de uma carta manuscrita, explicando seu motivo pelo interesse pelo cargo.
  4. O que deve ser colocado no currículo: Basicamente é:
  • Dados básicos de identificação - Nome, endereço, telefone. Ponha apenas o necessário de identificação.
  • Áreas ou cargos de interesse - Seja direto e objetivo aqui! Procure usar apenas uma linha para esse item, mas se precisar, use no máximo duas.
  • Formação acadêmica - Não é necessário indicar todo o histórico escolar aqui. Fale apenas onde você fez (ou está fazendo) o último curso regular, e as suas formações tecnicas.
  • Principais habilidades e qualificações - O nome já diz tudo né.
  • Principais trabalhos realizados - Este tópico é opcional e você só irá utilizá-lo se de fato você já realizou algum trabalho profissional em sua carreira.
  • Cursos extra curriculares - Não é aconselhavel que, neste tópico, você mencione todos os cursos que você já realizou, indique apenas os que são decisivos para o cargo em questão.
  • Participações em seminários, palestras e congressos - Serve apenas para demonstrar ao empregador sua preocupação com a área em que você atua, e contar alguns "pontinhos" a mais na hora de ser selecionado.
  • Principais vínculos de trabalho - É aqui que você demonstra para a a empresa toda a sua tragetória profissional, apenas que indique os cargos que você já exerceu em sua carreira.
  • Informações complementares - E aqui você descreve as informações que não se encaixam nos outros tópicos. Só isso.

--------------------------

Bem, e é só isso que eu, mesmo não tendo muita expêriencia com o mercado de trabalho, posso dizer. Mas não pensem que só por isso, essas dicas são ignoráveis, todas essas informações foram baseadas em relatos de profissionais do ramo.
Então, mãos a obra. =)

Um comentário:

  1. Muito legal este artigo ^^
    agora n vai ter mais erro ao fazer o currículo xD
    Vlw Jp =)

    ResponderExcluir