Você gosta de P2P? Use µTorrent!

As tecnologias de P2P (peer to peer) são um dos meios mais utilizados de compartilhamento de arquivos de qualquer tipo pela internet. Uma rede P2P que ganhou bastante destaque é o BitTorrent, que oferece um modo de funcionamento inovador, eficiente e estável. Os principais conceitos que estão por trás do BitTorrent são explicados a seguir.

O que é BitTorrent
O BitTorrent é uma tecnologia criada por Bram Cohen que permite o compartilhamento de qualquer tipo de arquivo pela internet, sendo muito usado para a distribuição de vídeos, músicas e programas. Sua forma de trabalho é muito eficaz e evita, por exemplo, que determinados usuários só façam download, mas não compartilhem arquivos (pelos menos teoricamente). Isso porque a taxa de download é equivalente à taxa de upload, ou seja, somente compartilhando é que você consegue baixar arquivos. Por esta razão, quando você está iniciando um determinado download, a velocidade utilizada é lenta e vai aumentando de acordo com o que já foi baixado do arquivo. Quanto mais você tiver de um arquivo, mais usuários se conectarão ao seu computador e pela regra, a taxa de velocidade do seu download aumenta.

Logotipo do BitTorrent, tirado do site oficialNa verdade, o BitTorrent é um protocolo, que, como já dito, permite o compartilhamento de qualquer tipo de arquivo. Devido a isso, o BitTorrent não pode ser considerado um software para fins ilegais (como foi o pioneiro Napster, por permitir a distribuição de músicas no formato MP3), pois qualquer pessoa pode usar o protocolo para distribuir arquivos. Existem até empresas que compartilham seus softwares por este meio. Apenas como exemplo, suponha que um escritor criou um e-book (livro digital). Além de disponibilizá-lo em um site, o autor pode distribuí-lo pelo BitTorrent, e isso não fere nenhuma lei de proteção à propriedade intelectual. Se conteúdo ilegal é distribuído pelo serviço, a responsabilidade, neste caso, é dos usuários que o fazem, e não do programa.

Razões para usar o BitTorrent
O que foi dito acima certamente é suficiente para justificar o uso do BitTorrent. No entanto, há outros bons motivos:

Segurança: o BitTorrent é muito seguro, pois compartilha apenas o arquivo que você estiver baixando. Ele não utiliza diretórios compartilhados, o que evita, por exemplo, que vírus se instalem nestas pastas e contaminem o computador de outro usuário;

Multi-plataforma: o BitTorrent é multi-plataforma, ou seja, não é destinado a um único sistema operacional. Você pode utilizá-lo no Windows, no Mac OS e no Linux, por exemplo;

Código-fonte aberto: o código-fonte do BitTorrent é aberto, o que significa que qualquer programador pode estudá-lo e até mesmo melhorá-lo. Para saber mais sobre isso, visite o site do BitTorrent para desenvolvedores;

Gratuito: você não precisa pagar nada para usá-lo (no entanto, você pode fazer donativos ao criador do serviço);

Continua de onde parou: você não precisa deixar seu computador ligado até o download terminar. É possível interrompê-lo e posteriormente o BitTorrent continua de onde parou.

Como o BitTorrent funciona

Para que você possa fazer download (e upload) pelo BitTorrent, é necessário que cada item compartilhado esteja associado a um arquivo denominado torrent, cuja extensão é .torrent (por exemplo, infowester.torrent). Trata-se de um arquivo pequeno, mas que contém as informações necessárias para o compartilhamento, como o local onde o arquivo está e a seqüência que verifica a integridade deste. Esse arquivo pode estar disponível em um site e, quando acessado, inicia o download do arquivo compartilhado (desde que o BitTorrent esteja instalado). Isso significa que você precisa achar um torrent do arquivo que você deseja baixar. Para encontrar torrents você pode usar sites voltados a este fim. Há vários na internet, basta digitar a palavra "torrent" em mecanismos de busca para localizá-los. Um dos mais conhecidos atualmente é justamente o site oficial do BitTorrent - www.bittorrent.com -, que também oferece um serviço de busca de arquivos.

Onde baixar

Você pode baixar uma versão do BitTorrent apropriada para seu sistema operacional diretamente do site oficial: www.bittorrent.com. No entanto, como o BitTorrent em si é um protocolo, é interessante baixar um programa cliente para ele (no Linux, é possível usá-lo até por linha de comando). Um dos mais conhecidos é o gratuito ABC, disponível em http://pingpong-abc.sourceforge.net como software livre. Existem muitos outros clientes disponíveis (o navegador de internet Opera, por exemplo, contém um cliente de BitTorrent embutido), cada um com características diferentes, por isso, pesquise em sites de download para conhecer outras opções.

Imagem do ABC, tirada do site oficial

Finalizando

Não é exagero chamar o BitTorrent de uma grande invenção. Trata-se de algo bastante funcional e transparente. Com a popularização das conexões de banda larga, a possibilidade de compartilhar arquivos se torna real e pode-se dizer que o BitTorrent chegou na hora certa. Como nada é perfeito, há determinados arquivos que, por não serem tão populares, são difíceis de encontrar no BitTorrent. Em compensação, o programa é excelente para lidar com arquivos grandes, mesmo os que têm centenas de megabytes. Se você ainda não usa o BitTorrent, está dada a dica, afinal, quanto mais usuários o serviço tiver, melhor será sua qualidade.

Fonte: Info Wester

Nenhum comentário:

Postar um comentário